Entenda o que são Investimentos!

1- O que são investimentos?

O que são investimentos?

Investimentos são uma plantinha que precisa ser regada

Bom, vc provavelmente já ouviu falar sobre investimento, que é melhor que poupança, que isso ou aquilo, mas o que exatamente são?

Primeiramente, um investimento pode ser qualquer coisa que se coloque recursos ou trabalho, em busca de um retorno em curto, médio ou longo prazo, podendo ser em dinheiro, em serviços, algum tipo de benefício ou afins. Agora que você já sabe o que é um investimento, vamos ao ponto da história.

2 – Tipos de investimentos

Existem 2 grandes grupos de investimentos, renda fixa e renda variável. Renda fixa, é quando você sabe o quanto receberá em retorno, por um juros pré fixado em cima do valor que você desta investindo, portanto é garantido que você receberá o valor de juros no final no período do seu investimento, seja diário, mensal ou anual. Já a renda variável, bem autoexplicativa, é quando seu retorno será variável ao longo do tempo, podendo ser maior ou menor. Essa modalidade de investimento, varia de acordo com as altas e baixas do mercado, altas e baixas da empresa que você investiu, de notícias e outros fatores que possam influenciar na valorização do seu investimento, por isso, é recomendável que você compreenda ao menos por cima, como funciona, quais fatores estão submetidos o investimento em renda variável que você fará, para não lhe gerar surpresas.

3 – Renda Fixa

Embaixo do guarda chuva da renda fixa, vamos citar os dois maiores, o CDB e o Tesouro Direto.

O CDB nada mais é do que você emprestando seu dinheiro ao banco, em troca de um juros que o banco promete te pagar quando devolve-lo. Você empresta 1000 reais ao banco, o banco tem os devedores que precisam de dinheiro emprestado, ele empresta o dinheiro e cobra juros por isso, correto? Quando o banco recebe o dinheiro, ele fica com o juros, e te repassa um pouco desse juros, simples assim. Já o tesouro direto, funciona em termos, da mesma forma, porem o dinheiro é emprestado ao governo federal. Já se perguntou de onde vem o dinheiro que o governo usa para financiar obras? Pois é, uma das fontes é o tesouro direto, já que todo o dinheiro que circula precisa estar impresso e vir de algum lugar.

4 – Renda Variável

E a respeito da renda variável, também vamos citar os principais, Ações e fundos imobiliários. Ações você provavelmente também já ouviu falar, “As ações da empresa tal fecharam em alta ou em baixa hoje”, bom, isso significa que as ações da empresa valorizaram ou desvalorizaram obviamente, e é nisso que você ganha ou perde dinheiro. Ações são como se você comprasse uma parte da empresa, que é dividida em cotas, e aberta ao mercado para que os investidores comprem e ajudem a financiar a empresa, e em troca, a empresa te paga por isso. Digamos que uma cota custa 100 reais, metaforicamente, seria como se você fosse o dono do tapete da porta da empresa, e portanto parte dela de certa forma! A respeito dos fundos imobiliários, como o próprio nome diz, você está investindo no ramo imobiliário, isso significa que você compra cotas de galpões, prédios, shoppings, imóveis de aluguel, e os rendimentos recebidos com o aluguel, compra, construção, venda e afins obtidos através desses processos, são divididos entre os participantes.

5 – Conclusão

A grosso modo, investimentos são simples de se entender, o que os torna muito complexos, são todos os fatores que os envolvem e os afetam, como taxas de juros, inflação, o ramo das empresas e fatores que afetam essas empresas, uma simples notícia pode gerar instabilidade no mercado, e é exatamente isso que torna complexo e que se precisa ser estudado. Mas isso são assuntos pra outra matéria.

 

1 thought on “Entenda o que são Investimentos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *